Artista de Recife cria quadros de animais com resíduos eletrônicos
Você olha para um computador estourado, mouses velhos, pedaços de plástico, telefones quebrados, restos de fios e vê apenas um amontoado de sucata inútil. Jota Azevedo, criador do projeto Gênesis, vê matéria prima para sua arte. O designer de Recife desenvolveu desde a infância, quando fazia seus próprios brinquedos, a habilidade de transformar esses objetos em robôs, veículos, naves e outros objetos que parecem saídos de um filme de ficção científica – aliás, se esse tipo de produção cinematográfica fosse forte por aqui, as criações de Jota Azevedo não sairiam das telonas.
Esculturas de materiais reciclados
As esculturas produzidas pelo designer seriam impressionantes fossem feitas ou não com sucata. O fato de serem empregados materiais que iriam para o lixo (e que poderiam levar até milhares de anos para se decompor) surpreendem ainda mais. Jota Azevedo lida tão bem com o “lixo” que nem sempre é possível reconhecer os objetos originais empregados em cada escultura, daí o espanto causado quando encontramos pedaços de um rádio ou a carcaça de um estabilizador como parte de um robô. Tudo isso chega a ele de diversas maneiras. Como já conhecem o projeto de Jota, amigos e parentes acabam presenteando-o com… lixo!
Desse modo, Gênesis quer mostrar para as pessoas que a questão do lixo passa pelo ponto de vista com que você olha as coisas. Muitos objetos podem ser reaproveitados, mesmo que você não tenha as habilidades artísticas de Jota Azevedo. A prova disso são essas lixeiras também desenvolvidas por ele a partir de restos de monitores antigos.
Saiba mais sobre o artista: jotazevedo.blogspot.com.br