Artesanato sustentável: afinal, o que é isso?

Você certamente já ouviu falar em artesanato sustentável. Mas você sabe o que significa isso? Esse novo capítulo do Manual de Técnicas Artesanais explica essa modalidade do feito à mão. Confira!
A modalidade que une diversas técnicas artesanais com sustentabilidade ambiental tem o objetivo de criar arte com o reaproveitamento de itens recicláveis.
Com a produção de resíduos a cada dia maior e a necessidade de reavaliar o consumismo desenfreado, surge uma nova demanda: a reutilização de itens que podem ser recicláveis. O artesanato entra nessa esfera de forma a aproveitar resíduos diversos, como polímeros plásticos, metais, vidros entre outros para criar objetos decorativos, funcionais e artísticos.
Incorporar aspectos que tornem a produção sustentável pode ser visto como mais um diferencial para agregar valor ao produto. Um produto que engloba o conceito da sustentabilidade, sob seus diversos elementos (social, econômico e ambiental), faz com que sua compra beneficie uma comunidade, o meio ambiente e busque o equilíbrio ao longo de toda cadeia de fornecimento.
Para o artesanato, um produto que já tem um apelo cultural passa a se diferenciar também pela sua forma de produção ambientalmente sustentável, que prima pelo ganho financeiro advindo de boas práticas, o que completa o tripé que embasa a sustentabilidade. A integração da sustentabilidade ao artesanato ganha espaço e pode ser um incremento do próprio produto ou processo produtivo. A partir da busca do racionamento e reaproveitamento dos recursos naturais, da otimização da produção e ainda pela preferência por fornecedores responsáveis, pode-se proporcionar ao negócio, além da diminuição de custos, a conscientização dos envolvidos no processo, desde o fornecimento até o consumo final (cliente).
Dos artigos artesanais produzidos a partir de resíduos, estão os objetos decorativos, mas são inúmeros artigos que podem ter como matéria-prima recicláveis.
Dentre os materiais mais utilizados, além dos acima citados, estão também as madeiras. Essas são quase que totalmente reaproveitadas! Caixotes de madeira, paletes de armazenamento industrial e transporte são matérias-primas muito utilizadas na criação de mobiliário artesanal, além de outras peças decorativas.
Veja mais sobre estes temas: